Resolução de problemas e incentivo à pesquisa, esta é a nova tendência metodológica no Ensino da Matemática.
Cole o endereço abaixo em seu buscador e leia o arquivo em pdf
A Educação Matemática tem conquistado espaço nos últimos anos como área interdisciplinar, que procura em outras áreas do conhecimento – Psicologia, Filosofia, Sociologia, História, Antropologia – subsídios para enfrentar os desafios que se apresentam na formação do cidadão para o século XXI. Desafios estes que se tornam mais freqüentes em uma sociedade cuja produção científica e tecnológica cresce vertiginosamente.
A concepção de Matemática adotada pela Secretaria de Estado da Educação e do Desporto fundamenta-se na corrente de pensamento histórico-cultural. Entende-se a Matemática como um conhecimento produzido e sistematizado pela humanidade...
Dentro do processo ensino-aprendizagem, a Matemática
ResponderExcluirtambém passa por várias dificuldades, entre elas, de
como ensiná-la de maneira mais clara e acessível aos
alunos, e como provocar nos alunos interesse para o
aprendizado.
O professor tem que ter em mente, qual tipo de
conhecimentos, habilidades, atitudes e valores se pretende
formar nas novas gerações, levando em conta necessidades
individuais, as demandas do processo produtivo e as
exigências do exercício de uma cidadania plena.
Assim um repensar sobre o assunto passa a ser requerido,
ResponderExcluirnovos debates, novas idéias, novas articulações, novas
buscas, novas reconstruções, com base em novos
fundamentos, inicia-se um processo de mudança conceitual,
de um modelo para outro, e procurar meios para solucionar a
falha no ensino da Matemática, buscando uma metodologia
que permita representar a ação do professor com todos os
seus múltiplos objetivos e retrate a dinâmica da interação
entre professor e aluno, tentando novas formas de
aprendizagem para o aluno desenvolver um pensamento
indutivo e dedutivo capaz de resolver situações-problema,
tanto na escola como no cotidiano.
edilza dias