domingo, 18 de julho de 2010

Tendências metodológicas no ensino da Matemática.


Resolução de problemas e incentivo à pesquisa, esta é a nova tendência metodológica no Ensino da Matemática.

Cole o endereço abaixo em seu buscador e leia o arquivo em pdf

www.sed.sc.gov.br/.../391-proposta-curricular-fundamentos-teorico-metodologicos-do-ensino-de-matematica

A Educação Matemática tem conquistado espaço nos últimos anos como área interdisciplinar, que procura em outras áreas do conhecimento – Psicologia, Filosofia, Sociologia, História, Antropologia – subsídios para enfrentar os desafios que se apresentam na formação do cidadão para o século XXI. Desafios estes que se tornam mais freqüentes em uma sociedade cuja produção científica e tecnológica cresce vertiginosamente.
A concepção de Matemática adotada pela Secretaria de Estado da Educação e do Desporto fundamenta-se na corrente de pensamento histórico-cultural. Entende-se a Matemática como um conhecimento produzido e sistematizado pela humanidade...

2 comentários:

  1. Dentro do processo ensino-aprendizagem, a Matemática
    também passa por várias dificuldades, entre elas, de
    como ensiná-la de maneira mais clara e acessível aos
    alunos, e como provocar nos alunos interesse para o
    aprendizado.
    O professor tem que ter em mente, qual tipo de
    conhecimentos, habilidades, atitudes e valores se pretende
    formar nas novas gerações, levando em conta necessidades
    individuais, as demandas do processo produtivo e as
    exigências do exercício de uma cidadania plena.

    ResponderExcluir
  2. Assim um repensar sobre o assunto passa a ser requerido,
    novos debates, novas idéias, novas articulações, novas
    buscas, novas reconstruções, com base em novos
    fundamentos, inicia-se um processo de mudança conceitual,
    de um modelo para outro, e procurar meios para solucionar a
    falha no ensino da Matemática, buscando uma metodologia
    que permita representar a ação do professor com todos os
    seus múltiplos objetivos e retrate a dinâmica da interação
    entre professor e aluno, tentando novas formas de
    aprendizagem para o aluno desenvolver um pensamento
    indutivo e dedutivo capaz de resolver situações-problema,
    tanto na escola como no cotidiano.


    edilza dias

    ResponderExcluir